sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Linux no Pendrive

Há cerca de dois anos (2007) encanei de colocar uma distribuição Linux dentro de um pendrive, mas não era simplesmente para dar o boot e fazer manutenção em micros, minha idéia era ter minha própria distro, personalizada e com possibilidade de salvar minhas configurações, alterações e preferências para recuperá-las posteriormente, até então só tinha visto que isso era possível escolhendo o pendrive USB como disco alternativo para instalação, ou seja dessa forma ficaria amarrado a utilizar minha distro num único PC, não era isso que eu queria, queria uma que permitisse ter meu próprio SO em qualquer micro, com meus favoritos, icônes e tudo que se espera de um micro próprio, opção muito segura para ser utilizada em LAN houses, por exemplo.

Uma alternativa que me pareceu interessante foi o Sidux, distro baseada no Debian versão unstable, o Sid, mas após pesquisar e fazer algumas experiências cheguei a conclusão que ele não salvaria as alterações feitas a cada sessão e não salvaria meus documentos, portanto o Sidux não servia.

O kurumin live CD tinha a possibilidade de criar um arquivo no seu disco com todas as alterações que fossem realizadas na sessão, opa, cheguei a conclusão que deveria seguir por aqui.

Mas o kurumin era baseado na tecnologia desenvolvida no Knoppix, então, só por uma questão de romantismo resolvi partir para o original, o Knoppix.

Baseando-me no artigo do site "Guia do Hardware" do C. Morimoto http://www.guiadohardware.net/tutoriais/instalar-kurumin-pendrive/
comecei a criar meu prórprio SO, nesse artigo ele ensina passo-a-passo como realizar isso.

Quebrei a cabeça legal para conseguir meu objetivo, mas em minhas pesquisas, pedidos de ajuda em foruns achei a distro brasileira Epidemic, também em versão live CD/DVD e fiz um questionamento no forum deles e me falaram que não tinha a opção de salvar alterações feitas durante a sessão, mas que estudariam essa feature para a próxima versão, foi quando parti para minha aventura com o Knoppix, mas meses depois não é que os caras (agradecimentos ao James Benedito, principal desenvolvedor dessa Distro Nacional) colocaram essa opção na versao atual do Epidemic Linux http://www.epidemiclinux.org.

Com o Epidemic não é nenhuma aventura instalar um Linux no pendrive, é só clicar nas opções do menu que ele instala, e você pode escolher entre salvar ou não as alterações de cada sessão. Os caras dessa distro acabaram com a graça do meu esquema, ficou muito fácil, qualquer um pode ter um linux num pendrive e usar sua própria distro em Lan Houses ou em qualquer micro público preservando sua privacidade e com toda segurança inerente ao linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário