sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sistemas de Particionamento

Após a roubada do Positivo comprei um Note da Acer, Modelo Aspire 5542-5479. Ele tem configurações de tirar o chapéu realmente:
AMD Turion X2 (2x2.15Ghz);
4GB RAM
VGA Radeon HD4200;
500GB de disco;
Saida de áudio e video Digital.

O único problema é que ele vem com o Linpus, um linux que ninguem conhece, sem interface gráfica.
Qual a solução? formatar o disco todo e começar tudo de novo.

Andei lendo pela internet sobre particionamento baseado em EFI GPT GUID, trata-se de um esquema desenvolvido pela Intel para modernizar os sistemas baseados em MBR.

O sistema GPT é, a principio, um sistema para ser implantado em micros que não tem BIOS, eu nunca vi um sem, os micros da Apple há muito tempo não tem BIOS e seu particionamento é baseado nessa tecnologia e seus sistemas não podem ser instalados em micros que não a possuam. A grande vantagem desse esquema é que ele reconhece além de 2 Terabytes de disco, ao contrário do sistema MBR, que tem esse limite.

O sistema MBR foi criado a muito tempo, acho que junto com os PC's que usamos atualmente e não reconhece mais do 2 Terabytes de espaço em disco, se pensarmos há 20 anos isso era um tamanho de HD impossivel de se ter, mas nos dias atuais, eu, usuário doméstico tenho um disco de 500GB.

Vantagens do GPT:
Suporta mais do que 2 Terabytes de disco;
Suporta até 128 partições primárias, a MBR só 4;

Como eu queria instalar muitos sistemas operacionais, Mac, BSD's,  Linux's (vários) e Windows esse esquema me parecia o mais adequado, assim poderia particionar meu disco quase que infinitamente, sem me preocupar com limitações de partições primárias, planejar um partionamento prevendo uma partição extendida, essas coisas que todo mundo conhece, portanto resolvi partir pro GPT.

A ferramenta que permite "transformar" um disco baseado em BIOS/MBR em um disco GPT com BIOS é o gdisk (GPT fdisk), ele vem default no system rescue CD.

gdisk manual:
http://www.rodsbooks.com/gdisk/

System Rescue CD:
http://www.sysresccd.org/

A idéia era ter um multiboot com o GRUB, incluindo principalmente Windows e Linux.
Criei minhas partições GPT, ao menos duas, uma de 100G pro Windows e outra do mesmo tamanho pro Gentoo.

Resolvi instalar o Gentoo primeiro e o Windows depois, pretendia ter um pendrive pra instalar o grub, minhas partições linux seriam criptografadas, portanto a ordem de instalação não afetaria a mbr do disco de 500G, ela seria do Windows.

Só que ai venho a frustação, eu não consegui instalar o windows e linux no mesmo disco, me parece que os sistemas de particionamento deles sobre GPT são incompatíveis, quando eu instalava um perdia o boot do outro e vice-versa, ou seja, não rolou.

Apelei até pra um sistema de particionamento híbrido, reservando as duas primeiras partições para um sistema que emula MBR e o resto do disco com GPT, mas não consegui, posso ter sido impaciente e pesquisado pouco, mas em nenhum lugar eu li que seja possível isso, mas também não li que seja inviável, mas minha experiência diz que não é possível.

Pra ter dual-boot windows e linux tive que voltar ao sistema de particionamento MBR, com um primaria pro Windows e o resto do disco todo com uma extendida onde posso me divertir com diversas partições lógicas.

Se quiserem mais informações sobre essa experiência, deixem comentários ou me mandem e-mails.

Nenhum comentário:

Postar um comentário